Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos
- Reconhecer que os monstros mitológicos representam o imaginário de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural)
-Perceber que os antigos mitos influenciam obras da literatura moderna (filmes, literatura, histórias em quadrinho, jogos de computador etc)
-Conversa informal: Pergunte a seus alunos que monstros eles conhecem dos livros, desenhos da televisão, jogos ou de histórias que os mais velhos contam. Anote todas as informações dos alunos no quadro de giz e sugira um debate sobre a existência de tais monstros
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Conversa informal:
Pergunte a seus alunos que monstros eles conhecem dos livros, desenhos da televisão, jogos ou de histórias que os mais velhos contam. Anote todas as informações dos alunos no quadro de giz e inicie um debate sobre a existência de tais monstros.O professor deve dar oportunidade a todos de se expressarem e pedir sempre que formulem hipóteses com as suas opiniões.Após o debate, o professor pode escolher o monstro mais conhecido e que está presente na mitologia dos mais diversos povos e civilizações, o dragão, e explorar com os seus alunos um pequeno texto que apresenta a opinião de alguns pesquisadores sobre ele.
http://fc09.deviantart.net/fs45/f/2009/146/f/4/Draco_Rex_by_Antecanis.jpg e http://floreslivroselua.files.wordpress.com/2009/09/07-igneo.jpg
(Imagens Acima : o Dracorex e um dragão da mitologia.)
Seria possível que as lendas sobre répteis alados não fossem só lendas? Um dragão cuspidor de fogo e voador poderia realmente existir ou ter existido? A ciência conseguiria encontrar uma explicação para a existência de uma criatura assim? Lendas de dragões existem pelo mundo fora e alguns acreditam que estas histórias surgiram quando os povos antigos descobriram os fósseis de dinossauros. Imaginem quando os exploradores encontraram os ossos do famoso Dracorex, o dinossauro que se parece como um dragão, ou de outros que se parecem com serpentes aladas. O ramo da ciência que estuda animais desconhecidos que existiram no passado e que, segundo alguns, podem existir ainda hoje chama-se criptozoologia. A Criptozoologia é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou vistas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos.
Informações sobre o Dracorex para os professores : : http://pt.wikipedia.org/wiki/Dracorex_hogwartsia
Dinâmica de Leitura do Texto : Tudo Explicadinho...
1-O professor solicita a um aluno que elabore uma pergunta sobre o texto;
2-.O professor solicita à outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;
3-O professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta, e uma outra maneira, que poderá ser: -com outras informações -substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas ou não; -invertendo a ordem das palavras; -falando com uma entonação diferente de voz; -fazendo mímica; -desenhando ou por meio de gravuras.
4-O professor solicita ao primeiro aluno(que elaborou a pergunta), que diga qual das formulações da resposta preferiu e porquê.
Pesquisa no Laboratório de Informática ou na Biblioteca
O professor convida os alunos a pesquisar imagens de monstros num site de busca da internet, escolher um, imprimir e pesquisar sobre ele. O professor explica que as folhas da pesquisa serão grampeadas, (ou encadernadas), formando um Livro de Monstros que ficará na Biblioteca ou na Sala de Leitura, Sugestões de Monstros a serem pesquisados: -Hidra de Lerna, Cérbero, Minotauro, Fênix, Quimera,Gréias, O Monstro do Lago Ness, O Abominável Homem das Neves, Dragões, Medusa etc.
Sala de Aula- Conversa Informal
Os alunos voltam à classe, apresentam e discutem o resultado de suas pesquisas, e o professor pergunta se nas imagens da pesquisa notaram como os monstros mudaram com o passar os tempos e se eles sabem o porquê. Explica que ‘quem conta um conto aumenta um ponto’ e que muitos escritores estudam a mitologia antiga para se inspirar e modernizam os mitos nas suas histórias.
Dinâmica de Grupo 2
O professor realiza uma dinâmica para comprovar o quanto a imaginação de cada um é diferente, e que reagimos de formas diferentes diante de uma mesma coisa, Ele começa distribuindo uma folha para cada aluno e solicita aos alunos que desenhem um animal que possua : altura elevada, olhos pequenos, rabo comprido, orelhas grandes, pés enormes e que seja coberto de pelos.Depois que todos terminarem de desenhar, pedir que coloquem o desenho no chão, um ao lado do outro, de forma que o grupo possa visualizar cada um Depois o professor mostra ao grupo, como cada um imagina de forma diferente, da, pois cada um reage de acordo com suas experiências e abre a discussão para o grupo. Os trabalhos devem ser colocados no mural.
Laboratório de Informática
O professor pergunta a seus alunos se eles já enviaram ou receberam cartões em datas festivas pelo Correio ou pela Internet e como se sentiram. Como o trabalho é sobre monstros, o professor pede que enviem um cartão de Dia das Bruxas e sugere que escolham no site: http://bacaninha.uol.com.br/home/mensagens/eventos/mensagens_halloween.htm Os alunos poderão mandar os cartões entre si, para a professora ou um familiar.
Recursos Complementares
Outras Sugestões:
1- Jogos on Line : Jogos de Dragões Pergunte a seus alunos se os dragões dos jogos são iguais ao do antigo monstro ou se houve adaptação
http://www.digeratidigital. http://www.hyperjogos.com/games/montanha-dos-dragoes/ com.br/jogos_flash/Aventura/dragao_corredor.swf
http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1347-jogo+ataque+dos+dragoes+.html
2-Ouvir histórias no Laboratório de Informática :
-A lenda do dragão -A história da quase amizade entre um homem e um dragão. História de origem chinesa.
http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/39
-A Lenda da Princesa Dragão- Um jovem pescador que não conseguia arranjar uma namorada e seu encontro com uma princesa muito misteriosa. História de origem japonesa. -http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/6
-Perseu e a Medusa - Como o corajoso Perseu derrotou a terrível Medusa. História de origem grega. http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/19
Avaliação
Os alunos serão avaliados no decorrer a aula. É importante que terminem as tarefas no tempo previsto e que respeitem as normas sala de aula e do laboratório e informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário